Léon Denis

Em 1 de Janeiro de 2022 completaram-se 176 anos do nascimento de Léon Denis. Você sabe quem foi esse homem e que contribuição ele deu ao Espiritismo?

Toda nossa admiração por este filósofo espiritualista francês que explorou a ideia da sobrevivência da alma e suas consequências éticas. Rica é sua contribuição, dezenas de obras publicadas, várias em português destacamos este trecho de seu livro O porquê da vida: “O que somos? De onde viemos ? Para onde vamos? Quem é que, nas horas de silêncio e recolhimento, nunca interrogou à natureza e ao seu próprio coração, perguntando-lhes o segredo das coisas, o porquê da vida, a razão de ser do universo? Onde está aquele que jamais procurou conhecer seu destino, levantar o véu da morte, saber se Deus é uma ficção ou uma realidade?

Não seria um ser humano, por mais descuidado que fosse, se não tivesse considerado, algumas vezes, esses tremendos problemas. A dificuldade de os resolver, a incoerência e a multiplicidade das teorias que têm sido feitas, as deploráveis consequências que decorrem da maior parte dos sistemas já divulgados, todo esse conjunto confuso, fatigando o espírito humano, os têm relegado à indiferença e ao ceticismo.

Portanto, o homem tem necessidade do saber, da luz que esclareça, da esperança que console, da certeza que o guie e sustente. Mas tem também os meios para conhecer, a possibilidade de ver a verdade se destacar das trevas e o inundar de sua benfazeja luz. Para isso, deve se desligar dos sistemas preconcebidos, descer ao fundo de si mesmo, ouvir a voz interior que nos fala a todos, e que os sofismas não podem enganar: a voz da razão, a voz da consciência.”

Conheça mais sobre a vida deste filósofo em suas obras.

Principais obras de autoria de Léon Denis:

 – Cristianismo e Espiritismo (FEB); – Depois da Morte (FEB); – Espíritos e Médiuns (CELD); – Joana D’Arc, Médium (FEB); – No Invisível (FEB); – O Além e a Sobrevivência do Ser (FEB); – O Espiritismo e o Clero Católico (CELD); – O Espiritismo na Arte (Lachâtre); – O Gênio Céltico e o Mundo Invisível (CELD); – O Grande Enigma (FEB); – O Mundo Invisível e a Guerra (CELD); – O Porquê da Vida (FEB); – O Problema do Ser, do Destino e da Dor (FEB); – O Progresso (CELD); – Provas Experimentais da Sobrevivência; Socialismo e Espiritismo (O Clarim).